direcao@direcaoengenharia.com.br
Institucional
Notícias
DIREÇÃO investe em desenvolvimento de tecnologia de ponta para atender seus clientes
09 de Abril de 2013

A DIREÇÃO ENGENHARIA desenvolve projetos que primam pela qualidade e produtividade para atender as necessidades de seus clientes. A empresa conta com uma equipe altamente qualificada e investe na utilização de tecnologia avançada para aperfeiçoar os serviços oferecidos. Para este fim, foi criada a DIREÇÃO TECNOLOGIA, empresa responsável por elaboração de softwares. O Projeto Executivo de Engenharia para Implantação e Pavimentação da Rodovia Expresso Porto no Município de Porto Velho/RO é bom exemplo da utilização de novas tecnologias desenvolvidas pela equipe de analistas de sistemas da DIREÇÃO, com o apoio do corpo de engenheiros e técnicos da empresa.

 

Uma das tecnologias aplicada nos trabalhos de campo foi o Nerus, sistema que permite fazer levantamentos de ocorrências como cadastro de jazidas, bueiros, caixas de empréstimos, passivos ambientais dentre outros. “Este sistema elimina as anotações que posteriormente teriam que ser digitadas e poderiam gerar diversos erros durante o processo de digitação. Erros comuns que podem trazer grandes impactos ao projeto. O Nerus trabalha com bibliotecas de dados e georreferenciamento que elimina estes tipos de erro. O sistema permite cadastrar etiquetas com código de barras para coletas de amostras, nos casos de Jazidas, Caixa de Empréstimos e Sub-leito. Com isso o sistema garante rastreabilidade e melhor organização das mesmas. Além disso, o sistema trabalha online, sincronizado com os servidores da Direção e sempre que houver sinal de internet o sistema envia os dados. Desta maneira a equipe de projetos em Belo Horizonte tem, em tempo real, todas as informações coletadas em campo”, afirma o Coordenador Técnico da DIREÇÃO CONSULTORIA E ENGENHARIA, Gilson Miguel dos Santos.

 

Outra tecnologia também utilizada no trabalho de campo foi o Téia, sistema de vídeo em alta resolução que permite à equipe de projetos conhecer, sem ter que ir repetidas vezes ao local, as características do trecho analisado, como explica Gilson. “Com esse sistema é possível identificar a vegetação existente, alguns passivos ambientais e também interferências como entradas de fazendas, travessias urbanas, pontes, interseções, acessos, entre outros. O sistema é composto por Câmeras de alta Resolução, GPS, e Distanciômetro Digital de Precisão, proporcionando um vídeo com referências de coordenadas geodésicas e quilometragem da via em estudo. Este conhecimento do trecho proporciona à Equipe de Projetos importantes tomadas de decisão no desenvolvimento do projeto, ajustando melhor as soluções para cada situação especifica”.

 

Para desenvolver esse projeto a equipe contou ainda com o Sistema de Automação de Projetos Direção, SAPD, também desenvolvido pela DIREÇÃO TECNOLOGIA, no auxilio a execução dos Projetos de Terraplenagem, Drenagem, Sinalização e Desapropriação. A metodologia de desenvolvimento do SAPD é baseada na transferência de informação e inteligência para os documentos chaves do projeto tornando os elementos gráficos ativos, através de parâmetros que lhes são atribuídos, construindo um banco de dados onde à informação é distribuída permitindo o acesso de todos os usuários. O SAPD é um sistema que opera em paralelo as ferramentas tradicionais do projeto como Microsoft Word e Excel além do Autocad, sendo totalmente integrado aos mesmos através de bibliotecas dinâmicas que permite que um sistema externo, neste caso o SAPD,  execute funcionalidades destas ferramentas. “O sistema permite a interligação entre desenhos, listagens, notas de serviço e quantitativos, o que evita erros na quantificação dos serviços do projeto, incompatibilidades dentro do projeto e aumenta em até 50% a produtividade de toda a equipe envolvida. Pode-se citar também como funcionalidades do sistema SAPD a padronização de formatos, desenho automático a partir de regras preestabelecidas, formatação de desenhos e leitura de desenhos e geração de relatórios automáticos”, expõe o Coordenador Técnico.

 

Além das ferramentas desenvolvidas pela DIREÇÃO, a empresa conta com os mais modernos softwares para elaboração de projetos. “Com essas tecnologias a DIREÇÃO ENGENHARIA elabora projetos de forma mais eficaz, o que permite um melhor planejamento da obra e consequentemente menores impactos ambientais às comunidades próximas”, conclui Gilson.

Belo Horizonte - MG
Tel.: 55 (31) 3298-6900
Direção Engenharia e Consultoria LTDA. - Todos os Direitos Reservados
PubliX Comunicação